Your browser does not support JavaScript, You should enable JavaScript to use this website.

Garatujas do Agreste


Nos últimos anos tenho me surpreendido com a obra plástica de Roberto Velasco. Depois de mais de uma década de convívio com o músico – compositor refinado de melodias intrincadas, sofisticadas de forma rítmica e melódica e às vêzes até se apropriando do que há de mais expressivo na imensa reserva de música para violão e viola popular do nordeste brasileiro e mesmo do Estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais - eis que me deparo com uma faceta para mim até então desconhecida.

Roberto Velasco cria imagens contundentes onde predominam em alto contraste o branco e o negro. São como o silêncio e o som na pauta musical. São formas que vagam no espaço como recortes bruxuleantes a nos fazer recordar de pinturas rupestres ou fósseis tratadas como palimpsestos, subjugadas pela erosão da chuva, do sol, do frio e do calor em tempos imemoriais.

São figuras inventadas, peixes, mamíferos, animais do sertão, homens ou mulheres que nunca saberemos o destino sob o negro profundo do nanquim. São garatujas da alma. Que Deus as acolha.

Gonçalo Ivo
Sítio São João, 6 de setembro de 2019.

Rio Zaire - RIOS

Dê play para uma experiência completa.

A música que você vai ouvir durante essa exposição faz parte do Álbum Rios, de Roberto Velasco.

Roberto Menezes Velasco e
o olhar fenomenológico

Clique nas imagens para ampliar

Com as descobertas da física quântica no princípio do século XX foi introduzido no pensamento moderno e contemporâneo as incertezas. As coisas deixaram de ter um valor absoluto. Um exemplo: o gráfico e o pictórico. Agora não há mais uma polaridade, ou esse ou aquele, nenhum nem outro em termos absolutos. E há as diversas distâncias entre um e outro, isto é, uma situação mais gráfica com mais ou menos aspectos pictóricos, e uma situação mais pictórica com mais ou menos aspectos gráficos.

Homem de Costa
Técnica Mista
58x41,5cm

Peixe Ancestral
Técnica Mista
96x43cm

Mulher Andando
Técnica Mista
81x46cm

Homem Moribundo
Técnica Mista
65x44cm

O Beijo
Técnica Mista
34,5x49,5cm

Homem com Manto
Técnica Mista
50x37,5cm

Para olharmos os trabalhos de Roberto temos que considerar também os contrastes claros e escuros. Os claros (variações pequenas de esbranquiçados) têm um poder de expansão e os escuros (variações de pretos) têm o poder de contração. Uma vez essas questões acima consideradas, ao entramos em contato com as obras de Roberto, percebemos uma riqueza que se torna uma lição para nossos olhares. Há trabalhos que uma figura é clara, portanto se expande, e por fora escura, algumas com um suave colorido, outras com alguns grafismos. E assim se descola levemente da superfície do suporte.

Mulher Ajoelhada
Técnica Mista
53,5x22cm

Homem em Posição de Lótus
Técnica Mista
64,5x47cm

Pinóquio
Técnica Mista
65x49cm

Voyeur
Técnica Mista
60,5x49cm

Homem de Frente
Técnica Mista
83x46,5cm

Contemplação
Técnica Mista
84x65cm

E há trabalhos que a figura é escura, sem traços de contorno e em volta claros. Isto nos permite ver por fora para perceber o que pode ser visto por dentro.

E há mais, trabalhos nos quais as linhas vincianas predominam, serpenteiam, não são absolutas, e animam o espaço plástico excluindo as linhas euclidianas que são absolutas.

É um prazer para o espírito e um rico ensinamento para o olho os trabalhos de Roberto.

José Maria Dias da Cruz, Florianópolis, agosto de 2019

Movimento da Dança
Técnica Mista
42x54cm

Cabeça
Técnica Mista
66x46cm

Suite Peixes
Técnica Mista
29x42cm

Rostidade
Técnica Mista
36x24cm

Homem com Chapéu de Bobo
Técnica Mista
40x21cm

Da Natureza a Geometria
Técnica Mista
27x35cm

Fóssil
Técnica Mista
14x23cm

Cruzes e Azuis
Técnica Mista
18,5x27cm

Ossos
Técnica Mista
24x18cm

Fecundação
Técnica Mista
24,5x22,5cm

Orfeu
Técnica Mista
18x19,5cm

Ponto sobre Plano
Técnica Mista
16,5x18,5cm

Gostou desta exposição?

Confira a exposição "Nuevos Estudios Sencillos para Papel"!

VER AGORA