Garatujas do Agreste
Nos últimos anos tenho me surpreendido com a obra plástica de
Roberto Velasco. Depois de mais de uma década de convívio com o
músico – compositor refinado de melodias intrincadas, sofisticadas
de forma rítmica e melódica e às vêzes até se apropriando do que há
de mais expressivo na imensa reserva de música para violão e viola
popular do nordeste brasileiro e mesmo do Estado do Rio de Janeiro
e de Minas Gerais - eis que me deparo com uma faceta para mim até
então desconhecida.
Roberto Velasco cria imagens contundentes onde predominam em
alto contraste o branco e o negro. São como o silêncio e o som na
pauta musical. São formas que vagam no espaço como recortes
bruxuleantes a nos fazer recordar de pinturas rupestres ou fósseis
tratadas como palimpsestos, subjugadas pela erosão da chuva, do
sol, do frio e do calor em tempos imemoriais.
São figuras inventadas, peixes, mamíferos, animais do sertão,
homens ou mulheres que nunca saberemos o destino sob o negro
profundo do nanquim. São garatujas da alma. Que Deus as acolha.
Gonçalo Ivo
Sítio São João, 6 de setembro de 2019.
Rio Zaire - RIOS
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A música que você vai ouvir durante essa exposição faz parte do Álbum Rios, de Roberto Velasco.
Roberto Menezes Velasco e
o olhar fenomenológico
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Com as descobertas da física quântica no princípio do século XX foi introduzido no pensamento moderno e contemporâneo as incertezas. As coisas deixaram de ter um valor absoluto. Um exemplo: o gráfico e o pictórico. Agora não há mais uma polaridade, ou esse ou aquele, nenhum nem outro em termos absolutos. E há as diversas distâncias entre um e outro, isto é, uma situação mais gráfica com mais ou menos aspectos pictóricos, e uma situação mais pictórica com mais ou menos aspectos gráficos.
Homem de Costa
Técnica Mista
58x41,5cm
Peixe Ancestral
Técnica Mista
96x43cm
Mulher Andando
Técnica Mista
81x46cm
Homem Moribundo
Técnica Mista
65x44cm
O Beijo
Técnica Mista
34,5x49,5cm
Homem com Manto
Técnica Mista
50x37,5cm
Para olharmos os trabalhos de Roberto temos que considerar também os contrastes claros e escuros. Os claros (variações pequenas de esbranquiçados) têm um poder de expansão e os escuros (variações de pretos) têm o poder de contração. Uma vez essas questões acima consideradas, ao entramos em contato com as obras de Roberto, percebemos uma riqueza que se torna uma lição para nossos olhares. Há trabalhos que uma figura é clara, portanto se expande, e por fora escura, algumas com um suave colorido, outras com alguns grafismos. E assim se descola levemente da superfície do suporte.
Mulher Ajoelhada
Técnica Mista
53,5x22cm
Homem em Posição de Lótus
Técnica Mista
64,5x47cm
Pinóquio
Técnica Mista
65x49cm
Voyeur
Técnica Mista
60,5x49cm
Homem de Frente
Técnica Mista
83x46,5cm
Contemplação
Técnica Mista
84x65cm
E há trabalhos que a figura é escura, sem traços de contorno e em volta claros. Isto nos permite ver por fora para perceber o que pode ser visto por dentro.
E há mais, trabalhos nos quais as linhas vincianas predominam, serpenteiam, não são absolutas, e animam o espaço plástico excluindo as linhas euclidianas que são absolutas.
É um prazer para o espírito e um rico ensinamento para o olho os trabalhos de Roberto.
José Maria Dias da Cruz, Florianópolis, agosto de 2019